Loading...

banner-br-order-product

Tudo começou com uma serraria...

 

ol bob 750 

 

...e acabou se transformando em um grande armazêm global!


A idéia detrás dessa serraria, o primeiro produto da logosol, nasceu em um povoado onde o fundador da Logosol, Bengt; Olov Byström cresceu. O povoado chama-se Hundsjö e que fica nos arredores de Örnsköldsvik. Tudo começou com uma conversa com o vizinho Tord Gustavsson, que ouviu falar que nos Estados Unidos se usava motosserra para cortar madeira.


Para resumir a história, Bengt-Olov construiu a primeira serraria Logosol de madeira e quando percebeu que funcionou como o esperado, ele a projetou em uma estrutura de alumínio. Para isso, precisou de uma série de parafusos e porcas, mas o resultado foi ainda melhor comparado com o originalmente feito de madeira. A serraria portátil M1 nasceu então!


Essa serraria esteve em exposição ao grande público pela primeira vez em Jonkoping na Feira chamada SkogsElmia, em 1989. Esta despertou um enorme interesse e dividiu o mercado florestal sueco em dois grupos. Alguns desprezaram a técnica de produção em pequena escala afirmando que algo assim tão simples não iria funcionar. Outros se encantaram imediatamente com esse pequeno aserradero.

Mantendo a tradição!

 

Por séculos, a Suécia ficou famosa mundialmente por seus inventores, inovações de design e alta qualidade de produtos. O zíper, o rolamento de esferas, o fogão a gás e a chave-inglesa são exemplos das invenções suecas que se tornaram indispensáveis em nossas vidas diárias. Empresas suecas como Ericsson, Volvo, SAAB, Nobel e IKEA são associadas à inventividade, à perfeição e ao alto padrão.

A serra guia, o primeiro investimento

A primeira serraria foi fabricada em casa pela Familia Byström em seu salão de jogos. No mesmo ano, a empresa foi registrada e dois dormitórios foram alugados em um polígono industrial. O único produto até então era a M1. Uma das primeiras medidas tomadas foi transformar a construção caseira em um produto industrial.

 

O passo mais importante foi desenvolver uma serra guia extrudida. Em princípio, o perfil do produto é o mesmo usado hoje em dia, mesmo que o método de fabricação e o manejo da superfície foram refinados. O desenvolvimento da serra guia foi um grande investimento para esta pequena empresa e foram contratados um grande número de profissionais nessa área.

 

Um dos contratados foi Hans Frisk, o reconhecido desenhador industrial que hoje também trabalha como professor nessa matéria a nível univertário. Alguns ficaram encantados com a M1 de tal forma que eles decidiram reinventá-la. Durante o primeiro ano, muitas serrarias apareceram no mercado, todas mais o menos parecidas à original, mas um grande número delas desapareceu com a mesma rápidez.

Ajuda do presidente e diretor encantado

Outro problema foi encontrar um número suficiente de motosserras. Muitas marcas vendiam o tipo correto de serras, mas poucas delas cumpriam os padrões suecos. Um grande fabricante foi requisitado várias vezes a esse respeito, mas esse produtor achou que o mercado para serrarias portáteis era muito pequeno para cobrir os gastos totais. A ajuda veio através de uma importante pessoa no ramo que ficou cautivado pela M1 à primeira vista. Ele chama-se Hans-Peter Stihl, dono e então diretor de um dos maiores produtores mundiais de motosserra, a Andreas Stihl GmbH. Quando o contato se estabeleceu, a Logosol já usava a motosserra da Stihl, a 064 com a cadeia Picco. O compromisso de Hans-Peter Stihl significou o desenvolvimento da cadeia PMX. Essa empresa internacional começou também a vender serrarias. Por essa razão, foi possível exportar a M1 já dois anos depois da sua invenção. Os primeiros mercados de exportação foram a Alemanha e a Rússia.


Durante os últimos dez anos as exportações aumentaram de forma significante. O desenvolvimento começou em 1999 com a abertura de uma filial nos USA, Alemanha e Noruega. Desde então, empresas ligadas à Logosol se estabeleceram por exemplo, na Rússia, na Polônia, no Reino Unido, na Austrália e no Canadá. Hoje em dia, a Logosol vende de forma direta aos seus clientes ou através de importadores em mais de 40 países.

Revolução Elétrica

A serra guia foi o primeiro maior projeto do desenvolvimento. O próximo grande passo foi dado em 1993, com o lançamento da serra elétrica E5000. A serra elétrica que já existia não era suficientemente forte para este tipo de serração. Para ter o mesmo rendimento das grandes motosserras da Stihl, foi necessário criar equipamentos mais potentes com motores trifásicos. Os motores disponíveis eram grandes e pesados demais. No lugar disso, a ABB desenvolveu um motor de 5kW. O enrolamento sobredimensionado com proteção contra sobreaquecimento integrado deu ao motor grande um formato pequeno. Dois anos depois, a serra elétrica teve a companhia da unidade da serra de fita BS350. Esse é só um exemplo do compromisso entre o pessoal da Logosol. Essa máquina foi inventada durante a ceia de natal em 1994 e desenhada numa toalha de mesa.

A primeira desempenadeira

A primeira desempenadeira foi apresentada em 1994, a plaina com três cabeçotes de corte que foi transformada em 4 cabeçotes três anos depois. No mesmo ano, a Logosol recebeu o prêmio pelo crescimento do seu negócio, dado pelo ministro da indústria, Per Westerberg. Um ano depois a desempenadeira SH230 veio ao mercado, num primeiro momento foi construída para dimensionar as toras. Junto as plainas, uma linha industrial de máquinas foi desenvolvida. As primeiras foram as máquinas de serra circular e o rachador de toras. Hoje em dia, a primeira mencionada é padrão na indústria e a segunda não atraiu um grande público mesmo sendo apreciada pelos que a compraram. Por vários anos, a Logosol vendeu componentes para cortadores de pilhas industriais. Às portas do seu décimo aniversário, a Logosol introduziu o seu primeiro cortador de pilhas, uma construção portátil que pode ser movida aonde quer que as pilhas estejam. Hoje em dia, esse produto se estabeleceu no mercado, inclusive em grandes serrarias.

 

A cultura para o desenvolvimento

É só uma amostra dos produtos que a Logosol criou. Muitos foram pioneiros e todos os produtos são o fruto de um trabalho da cultura da Logosol. Ao ter contato direto com a Logosol, nossos clientes podem sempre nos dar idéias e sugestões. Como os funcionários da Logosol operam as nossas máquinas eles mesmos, eles encontram constantemente novas necessidades que precisam ser supridas. Normalmente, se começa só com uma idéia sobre um produto que acaba se transformando em uma necessidade. O marketing é uma parte importante para todas a empresas. No começo, os recursos eram limitados e o marketing consistia em demonstrações em feiras por todo o país e na revista chamada Fresh Cut.

 

Uma série de récordes

Outra atividade que atraiu muito a atenção de todos foi a do record mundial da mais longa tábua de 2x4 polegadas. O primeiro record foi batido em 1993 na Feira da Nolia em Umea, Suécia. A tábua tinha 25 metros, 57 cm e 4 mm. Na feira SkogsElmia em 1995, uma árvore de 37 metros de altura foi serrada e transformada em uma tábua de 33 metros e 4 centímetros indo parar no livro dos récordes. Esse mesmo récorde foi quebrado por um cliente austríaco um ano mais tarde, Thomas Rentenberg, com 34 metros e 7 centímetros, más em 199, esse récorde voltou a ser quebrado pela Logosol. O récorde atual pertence ao nosso cliente Anders Nykvist com 38,9 metros.

 

Compromisso com o meio ambiente

Outro récorde foi batido pela Logosol durante a feira SkogsElmia em 1997, quando a empresa cortou a primeira árvore certificada segundo o sistema meio ambiental FSC, na Suécia. Um tronco de 4.8 por 1.3 metros da espécie Angelina Pedra foi importado do Brasil. Foi cortada com o Jungle Saw, o precursor da Big Mill.

 

Uma rede global

Numa fase inicial, uma decisão estratégica foi tomada para limitar a fabricação própria de produtos só a séries curtas. A maioria dos produtos são produzidos por subcontratantes que por sua vez criaram uma cooperação mais próxima e uma linha de produtos mais ampla. Como exemplo, a desempenadeira foi fabricada por Moretens Machinery. Outro exemplo de cooperação feita, é a da empresa canadense que fabrica a serraria portátil Lumbermate que a Logosol adaptou para o mercado europeu. O fabricante Norwood, por sua vez, começou também a vender produtos Logosol. O último caso de cooperação é feito entre a Logosol e a Laks, fabricante de serras verticais que por vários anos foi vendida pela Logosol no mercado exterior. Hoje em dia, a serra vertical Laks é um produto da Logosol com um novo design. Durante 20 anos, a Logosol passou a ser uma empresa que fabricava uma serraria para ser o centro de uma rede internacional em crescimento. Logosol oferece aos seus clientes em todo o mundo acesso à mais ampla linha de produtos nessa área de negócios, da pequena Big Mill à serra vertical de alta produção e atendimento fora do comum.

 

A melhor em processamento de madeira em pequena escala

A serraria portátil é ainda a base da Logosol. Um crescente catálogo de produtos, um contato mais próximo com os nossos clientes e um grande desejo de desenvolvimento e melhora foram responsáveis pelo sucesso.

 

A cidade natal da Logosol chama-se Härnösand e fica no centro da Suécia. Na mesma cidade está localizado o nosso escritório central com 40 empregados. Dali, vendemos os nossos produtos a todo o mundo desde 1989. A empresa Logosol que comercializa os seus produtos com vendas diretas a consumidores finais, está presente também na Noruega, na Alemanha e nos Estados Unidos.

 

Vendas em mais de 65 países

Outros mercados importantes são a Rússia, Japão e o Reino Unido, países onde temos revendedores reconhecidos. Hoje em dia, nossos produtos são vendidos em mais de 65 países, em diferentes ambientes, como por exemplo indo das florestas tropicais das Ilhas Salomões até as geleiras do Alasca. A logosol, é hoje, o maior vendedor mundial de serrarias portáteis de alumínio, uma técnica na qual ficamos especialistas.

 

A vontade e o desejo de solucionar problemas ficam claras pela nossa ampla linha de produtos. Além disso, uma série de sistemas foram desenvolvidos num revolucionário programa de desempenadeiras tanto para profissionais como para amadores. Um dos nossos últimos produtos, o cortador de pilhas, está desenvolvido para a serraria industrial e é uma prova da nossa capacidade de encontrar novas e eficazes soluções nessa área. A nossa idéia de negócio: ser os melhores em processamento de madeira em pequena escala. Uma importante parte de tudo isso é que os nossos clientes melhorem a sua economia ao investir em nossas máquinas.

Seja muito bem-vindo!

 

bengt-olov bystrom

Bengt-Olov Byström,

Fundador da LOGOSOL

LOGOSOL AB | Fiskaregatan 2 | SE-87133 HÄRNÖSAND | Suécia | Telefone: +46-611-18285 | Fax: +46-611-18289 |